top of page

Alerta: tem um fotÓgrafo dentro de vocÊ

Atualizado: 19 de jan.

A história de como a fotografia me ensinou a ver

Parece um tanto quanto poético dizer que a fotografia me fez enxergar. Talvez pra algumas pessoas isso seja uma grande besteira, algo da boca pra fora, um romance. E talvez realmente seja assim, se a gente for pensar no simples ato de apertar um botão, um click.  

 

Quando comecei a fotografar, eu literalmente via tudo em quadrado.  


Olhava ao redor e percebia o reflexo que a água fazia do céu, olhava para o céu e percebia uma nuvem diferente, olhava para as ruas e via pessoas em situações que eu julgava fotografáveis.

 

Estudava sempre e via muitas fotografias. Uma vez vi uma, em uma revista, que simplesmente não consegui captar a beleza dela. Era uma luz que entrava em um objeto qualquer, sem grandes técnicas de fotografia ou desfoque ou efeitos magníficos. 

 

Luz que entrava de uma maneira única e fazia uma cena imperdível de ser fotografada, mesmo que só com o olhar. Naquela altura da minha trajetória na fotografia, olhei e pensei: Mas o que tem demais nessa fotografia? Não vejo desfoque, não vejo técnica de fotos com baixa velocidade, não vejo uma grande edição. 


Não via, porque a fotografia vai muito além de grandes técnicas de foco, bokeh, lens flare, panning, longa exposição. 

 

Ela está no simples fato de ver e enxergar

 

Quando iniciamos na fotografia pensamos que temos que aprender urgentemente todas as técnicas para sermos reconhecidos como fotógrafos, mas na verdade, o começo é bem mais simples que isso. Se trata de perceber a luz. Se trata de enxergar beleza nas coisas mais ordinárias. 


Nos anos seguintes, depois de muito ver todo tipo de técnica e testar tudo, já trabalhando profissionalmente, eu fiz uma fotografia bem parecida com a que tinha visto na revista. Ela segue abaixo. Pequena, em uma resolução baixa, porque nem sei por onde anda a original.



Não estou dizendo que essa foto é extraordinária, mas pra mim, ela representa um marco de quando eu realmente passei a enxergar a luz de uma maneira diferente.


Eu consegui ver beleza na simplicidade da luz que entrava na igreja. Eu fotografei com a minha câmera, mas poderia nem ter fotografado. O ato de ver algo bonito em uma cena comum, já tinha valido a pena.

 

Fica difícil falar assim da fotografia e acabar não sendo meio poético. Mas é exatamente isso. Depois de entender que a técnica só complementava e que a fotografia estava no olhar, comecei a ver todo meu redor de forma diferente e mais interessante. 


Quer coisa melhor que olhar pro mundo e ver ele como uma imagem que poderia ser um quadro? 

 

Essas fotos foram feitas no celular. Não tem nenhum grande recurso sendo utilizado. Apenas uma luz e algo cotidiano sendo fotografado.



 

Você não precisa de uma câmera e de mil anos de experiência para fotografar, o fotógrafo está dentro de você.


Se você deseja aguçar seu olhar e aprender mais sobre fotografia, me escreve para saber sobre a mentoria ou curso :)

36 visualizações0 comentário
bottom of page